"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sábado, 14 de fevereiro de 2015

HOMILIA QUARTA-FEIRA DE CINZAS

DIOCESE DE LIMEIRA - 18/02/2015
HOMILIA QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP


“Deixai-vos reconciliar com Deus” (2Cor 5,20)


Leituras: Joel 2, 12-18; Salmo 51 (50), 3-4.5-6a.12-13.14 e 17; Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios 5, 20-6,2; Mateus 6, 1-6.16-18.

COR LITÚRGICA: ROXA
Refrão orante: (Durante o refrão orante entra a cruz, que é colocada ao lado da Mesa da Palavra (ambão). Todos os atos penitenciais durante a Quaresma serão feitos diante dela. Nas comunidades onde não haverá a missa da quarta-feira de cinzas, a cruz poderá entrar no refrão orante do primeiro domingo da quaresma.) Misericordioso é Deus! Para sempre o cantarei!


Animador: Iniciamos nossa Quaresma com alegria de saber que Jesus nos convida a caminhar com Ele, no mais profundo de nossas misérias e fraquezas, para a glória de sermos filhos e filhas de Deus. É um tempo favorável da graça de Deus. É tempo para nossa revisão de vida. É hora de deixar para trás a vida de pecado e entrar na dinâmica do Reino de Deus, Reino de Amor. Neste tempo a Campanha da Fraternidade quer nos ajudar em nossa reflexão e conversão. O tema deste ano de 2015 é: “Fraternidade: Igreja e Sociedade”, com o lema: “Eu vim para servir” (Cf. Mc 10, 45). Que possamos caminhar, com Cristo, das Cinzas para a glória da Ressurreição.

1. Situando-nos brevemente
Quarenta dias antes da Páscoa, a Igreja inaugura solenemente o tempo forte de conversão – a Quaresma – em preparação à celebração da Páscoa: é a Quarta-feira de Cinzas.

Neste dia, após a Liturgia da Palavra, na qual se proclama, no Evangelho, a recomendação de Jesus sobre a oração, o jejum e a esmola como exercícios de conversão (Cf. Mt 6, 1-6.16-18), realiza-se o rito da imposição das cinzas, sinal de penitencia, no sentido de conversão. Reconhecemos a nossa condição de criaturas limitadas, mortais e pecadoras. “Convertei-vos e crede no Evangelho” (cf. Mc 1, 15), aquilo que ouvimos no gesto da imposição das cinzas sobre nossas cabeças. A conversão consiste em crer no Evangelho. Crer é aderir a ele, viver segundo os ensinamentos do Senhor Jesus.

Certamente, não é fácil aceitar ser cinza. Contudo, a fé em Jesus Cristo ressuscitado faz com que a vida renasça das cinzas. Jesus Cristo faz brotar a vida, onde o ser humano reconhece sua condição de criatura necessitada da ação de Deus: é entrar na atitude pascal.

A Campanha da Fraternidade se inicia, neste dia, na Igreja no Brasil, com o tema: “Fraternidade: Igreja e sociedade”, e o lema “Eu vim para servir” (cf. Mc 10,45).

2. Recordando a Palavra
A Quaresma começa, hoje, fazendo ecoar novamente em nossos ouvidos as inquietantes palavras do profeta Joel: “rasgai o coração, e não as vestes” (2,13a). Após descrever a invasão dos gafanhotos, presságio de que está próximo o dia do Senhor (2,1), o profeta mostra que, para o juízo de Deus, não basta preparar-se com um rito penitencial meramente exterior (“rasgar as vestes”), que não seja acompanhado do gesto interior de mudança de vida (“rasgar o coração”).É preciso que o ser humano, em sua inteireza, se volte para Deus. Assim, criaremos em nós o espaço para que a graça de Deus nos refaça e nos preencha. Nosso Deus é misericórdia, e torna sempre de novo, a iniciativa de nos perdoar.

Com o Salmo 51 (50) respondemos à exortação do profeta Joel. Este salmo nos transporta do mundo do pecado para o reino da graça. Confessando-nos pecadores e pedindo o perdão de Deus, começamos a ressuscitar: “dai-me de novo a alegria de ser salvo” (v.14).

Paulo nos convoca, em nome de Cristo, a nos deixar reconciliar com Deus, a não deixar passar em vão a sua graça (Cf. 2 Cor 5,20;6,1). E o Senhor nos diz: “no momento favorável eu te escutei, n dia da salvação eu te ajudei” (Is 49,8). “É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação” (Cf. 3 Cor 6,2). O movimento da reconciliação começa com a iniciativa divina. Cabe a nós deixar-nos reconciliar com ele.

O Evangelho repete três vezes: “o Pai vê o que está oculto”. Ele sabe o que se passa dentro de nós, conhece nossas verdadeiras intenções e os valores para os quais orientamos nossa vida. A oração, a esmola e o jejum, as “obras de piedade” do judaísmo antigo, são gestos que marcam a nossa experiência com Deus, mas podem ser pura exterioridade, não terem ligação alguma com o nosso coração. O Pai é quem sabe com que intenção eu rezo, faço caridade e jejuo.

3. Atualizando a Palavra
Tendo escutado com o ouvido do coração a Palavra proclamada na celebração, resta-nos atualizá-la. Entramos em diálogo com Deus, fazendo perguntas que procuram trazer o texto para dentro do horizonte da nossa vida. O que há de semelhante e de diferente entre a situação do texto e a nossa vida de hoje? O que a mensagem destes textos diz para a nossa situação concreta? Que mudança de comportamento sugere para nós, que vivemos no Brasil, em tal região, em tal cidade?

A conversão quaresmal para a qual os textos bíblicos apontam é sempre um caminho de reconhecimento de nossa condição de criaturas limitadas, pecadoras. Conversão é mudança de vida, que consiste em crer no Evangelho, isto é, aderir a ele, viver segundo os ensinamentos de Jesus, entrar no caminho pascal de Jesus que é caminho de salvação. Reconhecer-nos necessitado da ação de Deus em Cristo e o Espírito coloca-nos em uma atitude pascal, faz-nos passar, com Cristo, da morte para a vida.

A conversão quaresmal é também um caminho de amor e solidariedade: quem se converte a Deus, encontra e reencontra os irmãos e irmãs, fortifica-se no espírito fraterno e cresce no aprendizado da misericórdia.

A Campanha da Fraternidade, que celebramos na Quaresma nos estimula a abrir o coração ao que o Senhor pede a cada um de nós em particular e a sintonizar com a realidade social, política, econômica e cultural na qual vivemos.

Em contraposição à cultura moderna, caracterizada pelo individualismo, relativismo, fundamentalismo e pelo consumismo exacerbado, que gera a cultura do descartável, “encontram-se também os sinais da formação de uma nova cultura em muitos homens e mulheres, crentes ou não, que se empenham em construir uma cultura que permita uma maior realização humana, que respeite e ajude a desenvolver a pluridimensionalidade da pessoa humana, sua autonomia e abertura ao outro e a Deus. Esta cultura é marcada pelo respeito à consciência de cada um, pela tolerância e abertura à diferença e multiculturalidade, pela solidariedade com todo o criado, pela rejeição das injustiças e por uma nova sensibilidade para com os pobres” (CNBB. Campanha da Fraternidade 2015: Texto-Base. Brasília, Edições CNBB. 2014, n.105-106).

Uma verdadeira conversão do coração atinge todas as dimensões de nosso ser e repercute em nossas relações com as pessoas, na sociedade em que vivemos, em sintonia com a ação e o anúncio de Jesus Cristo cuja centralidade é o projeto do Reino de Deis: serviço, luta por dignidade, por justiça e igualdade.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
Em todas as celebrações litúrgicas, somos desafiados a viver a ligação entre fé e vida. O mistério pascal de Jesus Cristo celebrado na liturgia ou seja, o mistério de sua morte-ressurreição precisa ser vivido no dia a dia, tanto individualmente como comunitariamente. Na Quaresma, celebramos a Páscoa de Jesus em cada um (a) que se volta ao Senhor de todo o coração e pratica o que é agradável aos seus olhos.

Exortados à reconciliação com Deus, neste início da Quaresma, participamos da mesa da Palavra e da mesa da Eucaristia, que nos convidam a nos desprendermos dos nossos bens e dividi-los com os outros.

Trazemos para a Eucaristia os acontecimentos da vida, a realidade pessoal e política. A Eucaristia que celebramos é expressão dinâmica do Cristo Ressuscitado e do Espírito vivificador, que está presente em tudo, renova todas as coisas, transforma nossos corações, fazendo-nos buscar mais profundamente  a coerência com o projeto de Deus. 

Os textos bíblicos proclamados nesta Quarta-feira de Cinzas se tornam Palavra viva, Palavra que alimenta nossas vidas. Deus continua atuando nos acontecimento de nossa vida diária e em nossa caminhada histórica. A nossa atenção amorosa e abertura do nosso coração nos ajudam a perceber, nas leituras proclamadas, a presença ativa e libertadora de Deus em nossa vida pessoa, comunitária e social. Isto nos ajuda a reconhecer, nos textos sagrados do Primeiro e do Segundo Testamentos, nossa própria vida, nossa história atual, a história de nossa comunidade, da sociedade em que vivemos.

Neste tempo favorável, a Palavra proclamada na liturgia nos motiva à conversão, à mudança de vida, à intensificação da oração, do jejum, de gestos concretos de solidariedade.

Para melhor vivermos a liturgia eucarística, precisamos voltar à ultima ceia de Jesus. Ele celebrou a ceia na noite em que ia ser entregue. E todas as vezes que celebramos A eucaristia, há pessoa sendo entregues, sofrendo perseguição, passando fome, sendo injustiçadas em nosso pai, em nossa região, em nossa cidade.

A Eucaristia é sinal profético, que antecipa e apressa o Reino de Deus, que é Reino de fraternidade de partilha. A Eucaristia é sinal de um mundo sem fome, sem miséria, sem exclusão.

O projeto de uma nova sociedade, de uma nova Cultura, proposto pela Campanha da Fraternidade 2015 é anunciado na celebração da Eucaristia, que é sinal profético, “escola” de cidadania, de convivência respeitosa, de justiça e de solidariedade; exercício de partilha e de distribuição de bens.

Oração dos fiéis:
Presidente: Viver a Quaresma é encontrar-se com Jesus. Sem ele nada tem sentido. Uma Quaresma com ritos, orações, jejuns e penitências, mas sem Jesus é vazia: faz barulho, mas não tem conteúdo. Peçamos ao Pai que nossa Quaresma possa nos levar à conversão. (Rezar a oração todos juntos)

Oração da CF 2015
1. Ó Pai, alegria e esperança de vosso povo, vós conduzis a Igreja, servidora da vida, nos caminhos da história.
2. A exemplo de Jesus Cristo e ouvindo sua palavra que chama à conversão, seja vossa Igreja testemunha viva de fraternidade e de liberdade, de justiça e de paz.
1. Enviai o vosso Espírito da Verdade para que a sociedade se abra à aurora de um mundo justo e solidário, sinal do Reino que há de vir.
2. Por Cristo Senhor Nosso.
Todos: Amém.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA

ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente: Oferecendo-vos este sacrifício no começo da Quaresma, nós vos suplicamos, ó Deus, a graça de dominar nossos maus desejos pelas obras de penitência e caridade, para que, purificados de nossas faltas, celebremos com fervor a paixão do vosso Filho. Que vive e reina para sempre.
Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
Presidente: Ó Deus, fazei que sejamos ajudados pelo sacramento que acabamos de receber, para que o jejum de hoje vos seja agradável e nos sirva de remédio. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

COMUNICADOS:
Dia 18 de fevereiro – quarta-feira de cinzas: Em todas as paróquias de nossa diocese. Também missa Quarta Feira de Cinzas – na Igreja Catedral – Limeira – 19h30min.

Dia 19 de fevereiro – quinta-feira: Reunião do Conselho de Presbítero – Nossa Senhora da Assunção – Cordeirópolis – Padre Alexander – 09h00; Missa de Posse do Padre Marcelo Fagundes – Nossa Senhora de Fátima – Araras – 19h30min.

Dia 20 de fevereiro – sexta-feira: Atendimento residência episcopal – 09h00; Missa de posse Padre José Antônio – Santa Rita de Cássia – Artur nogueira – 19h30min.

Dia 21 de fevereiro – sábado: Missa de Posse - Padre Ismael – São Francisco de Assis – 18h00 – Araras.

Dia 22 de fevereiro - domingo: Missa de posse – Padre Élcio – Nossa Senhora do Belém –Descalvado – 09h30min; Missa de posse do Administrador Paroquial – Padre Paulo Henrique de Oliveira – Nossa Senhora Rosa Mística – 19h00 – Porto Ferreira, SP.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA
Presidente: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Presidente: Deus, Pai de misericórdia, conceda a todos vocês como concedeu ao filho pródigo, a alegria do retorno a casa.
Todos: Amém.

Presidente: O Senhor Jesus Cristo, modelo de oração e de vida, os guie nesta caminhada quaresmal a uma verdadeira conversão
Todos: Amém.

Presidente: O Espírito de sabedoria e fortaleza os sustente na luta contra o mal para poderem com Cristo celebrar a vitória da Páscoa.
Todos: Amém.

Presidente: (Dá a bênção e despede a assembléia com carinho.)
Todos: Amém.


"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.