"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Padroeira do Brasil - Solenidade Nossa Senhora da Conceição Aparecida 12 de outubro de 2015

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP


“Fazei o que ele vos disser”
(Jo 2, 5)

Leituras: Ester 5, 1b-2; 7,2b-3; Salmo 45 (44), 11-12a.12b-13.14-15a.15b-16 (R/ 11 e 12a); Apocalipse 12, 1.5.13a.15-16a; João 2, 1-11.

COR LITÚRGICA: branco ou dourado
Animador: Irmãos e irmãs, desde o ano de 1717, quando foi encontrada a imagem de Nossa Senhora Aparecida, nas águas do rio Paraíba, Deus tem manifestado seu amor ao povo brasileiro através do rosto materno da Mãe de Jesus e nossa Mãe. Pelas mãos de Nossa Senhora Aparecida encontramos Jesus. É o modo como Maria usa suas mãos para favorecer o encontro com Jesus, seu Filho. Lembramos também, hoje, de todas as crianças, principalmente daquelas que são abandonadas, esquecidas, exploradas. Vamos então colocar todas as crianças do Brasil e do mundo sob a proteção de Nossa Senhora Aparecida.

1. Situando-nos
Hoje, mais uma vez, Deus nos dá a graça de estarmos aqui reunidos para ouvirmos sua Palavra e participarmos da Ceia do Senhor, memorial do sacrifício pascal de Cristo. É o fazemos na solenidade da padroeira do nosso Brasil, Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Deus, por intermédio de Maria, tem muito a nos dizer e oferecer neste dia.

“Aparecendo em 1717 a pobres pescadores, que trabalhavam para fartar a mesa dos nobres, Nossa Senhora Aparecida assume – como seu Filho Jesus – a opção preferencial pelos pobres marginalizados. Com ela identificam-se todos os que são oprimidos e postos à margem em nosso país. Além do mais, ela quis aparecer negra, identificando-se, assim, com os escravos de ontem e de hoje.

Celebrar, portanto, a festa da padroeira do Brasil, significa redescobrir os valores libertadores aí contidos, em constante impulso pastoral que visa a concretizar o projeto de Deus em nosso meio (BORTOLINI, José. Roteiros Homiléticos. Anos A, B, C. Festas e Solenidade. São Paulo. Paulus, 2006, p.779).

Com Maria, coloquemo-nos ainda à escuta da Palavra, o Cristo vivo e ressuscitado que nos fala e nos interpela. O que será que Deus está querendo nos dizer hoje?

2. Recordando a Palavra
O Evangelho nos fala de um casamento em Caná da Galileia (Jo 2,1-11). Entre os convidados lá se fez presente a “mãe de Jesus”, bem como “Jesus e seus discípulos”.

A certa altura da festa, vindo a faltar vinho, Jesus ouve de “sua mãe” a observação: “Eles não têm vinho”. “Mulher, para que me dizes isso? A minha hora ainda não chegou” (v.4). E logo “sua mãe” tomou a iniciativa de avisar o pessoal de serviço: “Fazei tudo o que ele vos disser” (v.5). De fato, eles obedeceram. A pedido de Jesus, encheram de água, seis enormes vasilhas de pedra, cada qual com capacidade de mais ou menos cem litros.

Em seguida, a mando de Jesus, fizeram o mestre-sala provar desta água. Era vinho, e da melhor qualidade (cf. v. 6-10)! E o escritor do Evangelho, João, finaliza com esta observação: “Este início dos sinais, Jesus o realizou em Caná da Galileia. Manifestou sua glória, e os seus discípulos creram nele” (v.11).

A figura de Maria, portanto, aparece aí como “Mulher” mulher intercessora, “mãe de Jesus” expressando um pedido: “Fazei tudo o que ele vos disser”.

Remete-se à rainha Ester, outra grande mulher, lá do Antigo Testamento, como ouvimos na primeira leitura (Est 5, 1b-2; 7,2b-3): junto ao rei Assuero encantado por sua beleza, ele intercede pelo seu povo manifestando seu maior pedido e desejo: “Concede-me a vida (...) e a vida do meu povo” (est 7,3).

Ester é uma figura de Maria que, por sua vez, é figura da própria Igreja pela qual o divino Rei se encanta. Por isso cantamos hoje o Salmo 45, cujo refrão soa assim: “Ouve, filha, inclina o ouvido, que agrade ao rei a tua beleza” (v. 11a.12a).

De fato, é no céu que depois o mesmo evangelista João vislumbra o “grande sinal” de “uma mulher vestida com o sol, tendo a lua debaixo dos pés, e, sobre a cabeça, uma coroa de doze estrelas” (Ap. 12,1).

3. Atualizando a Palavra
Esta “mulher” é sem dúvida Maria imaculada, mas unida a ela também outra “mulher”, a saber, a jovem Igreja purificada no mistério pascal de Cristo e coroada com o martírio (testemunho) dos doze apóstolos (doze estrelas) da qual fazemos parte. Ambas com a mesma missão: “gerar e levar o Salvador ao mundo e presenciar sua vitória, eis o que Maria e a Igreja têm em comum.

Destacando a figura de Maria, a Igreja assume, até certo grau, o que foi a obra de Maria. Isso vale também com relação à proteção da Pátria, que não é algo mágico, mas algo que se realiza mediante as nossas mãos, nosso empenho por uma Pátria melhor, mais justa, mais conforme a vontade de Deus” (KONINGS, J. Liturgia dominical. Mistério de Cristo e formação dos fiéis. Op. Cit., p. 498).

Nossa Senhora da Conceição Aparecida: esta é a Padroeira do Brasil, cuja festa celebramos. Popularmente chamam-na de Nossa Senhora Aparecida. Para a Igreja em geral, temos ainda outra festa da “Imaculada Conceição”, no dia 08 de dezembro. Ambas celebram no fundo o mesmo mistério de Maria, criada por Deus imaculada, a saber, no estado original (paradisíaco) do ser humano, sem mancha, sem mácula, sem pecado, para que também nós, pela fé em Jesus e engajamento em seu projeto messiânico, entremos no estado original paradisíaco da graça que havíamos perdido!

Ter a “Imaculada Conceição” de Aparecida como nossa Padroeira significa uma vocação, um chamado ao povo brasileiro no sentido de superar um “pecado original” enraizado em nosso inconsciente coletivo, pecado esse que tem um nome: corrupção.

Sabe Deus se a falta de vinho nas bodas de Caná não foi também por eventual desvio do produto! Seja como for, a pergunta agora é esta: como vamos corrigir nossos vícios históricos? Ouvindo a “mãe de Jesus” e nossa mãe eu, preocupada e pensando nos pobres marginalizados deste país, nos pede e até implora: “Façam o que meu Filho vos mandar!”.

Ponhamos em prática o que a Mãe pede. Então milagres vão acontecer. E a família brasileira toda fará festa. A festa da vida que, para glória de Deus, se expande para dentro da eternidade.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
Cumprir-se-á então o que a liturgia de hoje propõe para o início desta celebração: “Com alegria rejubilo-me no Senhor, e minha alma exultará no meu Deus, pois me revestiu de justiça e salvação, como noiva ornada de suas joias” (Antífona de entrada).

E, para que isso tudo aconteça, iniciamos a celebração com este significativo pedido: “Ó Deus todo-poderoso, ao rendermos culto à Imaculada Conceição de Maria, Mãe de Deus e Senhora nossa, concedei ao povo brasileiro que, fiel à sua vocação, e vivendo na paz e na justiça, possa chegar um dia à pátria definitiva” (Oração do dia).

Então, ouvida a Palavra, professada a nossa fé, feitos os nossos pedidos, e colocadas as oferendas de pão e vinho sobre o altar para serem o sagrado memorial do sacrifício de Cristo, entramos em clima de grande ação de graças ao Senhor, nosso Pai eterno e todo-poderoso. Damos graças pela Conceição Imaculada de Maria, por Deus assim criada, cheia de graça, para ser a “mãe” de Jesus. Damos graças, porque, nela Deus nos deu “as primícias da Igreja, esposa de Cristo, sem ruga e sem mancha, resplandecente de beleza”.

Damos graças, porque, de fato, “puríssima devia ser a Virgem que nos daria o Salvador, o Cordeiro sem mancha, que tira os nossos pecados”. Damos graças, porque “escolhida entre todas as mulheres, modelo de santidade e advogada nossa, ela intervém constantemente em favor do povo” (Prefácio: Maria e a Igreja).

E, já que Deus é tão bom, sentimo-nos na obrigação de nos unirmos ao coro da multidão dos anjos e santos do céu – e o fazemos! – Para, com eles, proclamar e cantar a uma só voz precisamente aquilo que é bem próprio de Deus: Santo, Santo, Santo – “Santíssimo, portanto” – puro, verdadeiro, sem mentira e sua glória se espalha por todo o universo.

Enfim, depois de alimentados com o Corpo e o Sangue do Filho de Deus, elevamos uma última súplica: ”Dai, ó Deus, ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso reino”. Que o Reino de Deus aconteça neste chão brasileiro. Amém.

Oração dos fiéis:
Presidente: Irmãos e irmãs, elevemos a Deus nossas preces, e que esta oração seja apresentada a Deus pelas mãos de Maria.

S- Senhor, que nascestes da Virgem,
T-TENDE PIEDADE DE NÓS!
S- Ó Cristo, Filho de Maria,
T-TENDE PIEDADE DE NÓS!
S- Senhor, Senhor!
T-TENDE PIEDADE DE NÓS!

1- S- Virgem do SIM à Palavra,
T- ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do risco do amor,
T- ROGAI POR NÓS!
S- Virgem de toda alegria,
T- ROGAI POR NÓS!
Estr.: ROGAI, POR NÓS, Ó MARIA!
2- S- Virgem das altas montanhas,
T- ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do entusiasmo,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do irmão caminheiro,
ROGAI POR NÓS!
Estr.: ROGAI, POR NÓS Ó MARIA!
3- S- Virgem dos desamparados,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem de todos os lares,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem da paz para o mundo,
ROGAI POR NÓS!
Estr.: ROGAI, POR NÓS Ó MARIA!
4- S- Virgem das mãos que se doam,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do amor tão fecundo,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do amor consagrado,
ROGAI POR NÓS!
Estr.: -ROGAI, POR NÓS Ó MARIA!
5- S- Virgem do amor verdadeiro,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem Rainha da Igreja,
ROGAI POR NÓS!
S- Virgem do amém, do aleluia,
ROGAI POR NÓS!
Estr.: ROGAI, POR NÓS Ó MARIA!
Final:
S- Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
T-TENDE PIEDADE DE NÓS!

S- Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
T-TENDE PIEDADE DE NÓS!

S- Cordeiro de Deus, que tirais o pecado do mundo,
T--DAÍ-NOS VOSSA PAZ, VOSSA PAZ! AMÉM!

Presidente: Ouvi, ó Deus, as orações dos que vos suplicam; que vossa Igreja seja purificada do pecado e vos sirva com generosa prontidão. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amém.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS
Presidente: Acolhei, ó Deus, as preces e oferendas apresentadas em honra de Maria, Mãe de Jesus Cristo, vosso Filho; concedei que elas vos sejam agradáveis e nos tragam a graça da vossa proteção. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
Presidente: Alimentados com o Corpo e o Sangue de vosso Filho, nós vos suplicamos, ó Deus: dai ao vosso povo, sob o olhar de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, irmanar-se nas tarefas de cada dia para a construção do vosso reino. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

ATIVIDADES DO BISPO DIOCESANO
Dia 10 de outubro – sábado: Reunião – Catequese com Deficientes – 09h00 – residência episcopal, Limeira; Crisma – Santuário São Sebastião – Porto Ferreira – 18h00 – Padre Luís Fabiano Canatta.

Dia 11 de outubro – domingo: Crisma – Nossa Senhora Rosa Mística – Porto Ferreira – 09h00 – Padre Paulo Henrique; Crisma Paróquia N. Sra. Auxiliadora, às 19h00, Pe. Jefferson, Americana.

Dia 12 de outubro – segunda-feira: Missa – Paróquia Nossa Senhora Aparecida – 08h30min – Padre Reynaldo - Americana.

Dia 15 de outubro – quinta-feira: Investidura de Ministros – cidade de Iracemápolis – Jesus Crucificado 19h30min

Dia 16/17/18 de outubro: Assembleia das Igrejas – Itaici, Indaiatuba, SP.

Dia 18 de outubro – domingo: Missa – relíquias – Basílica Santo Antonio – Americana – Padre Leandro – 17h00.

Dia 19 de outubro – segunda-feira: Reunião – Pastoral da Comunicação CNBB/Sul 1 – 09h00 – na Residência Episcopal de Limeira.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA:
Presidente: O Senhor esteja convosco.
Todos: Ele está no meio de nós.

Presidente: O Deus de bondade, que pelo Filho da Virgem Maria quis salvar a todos, vos enriqueça com sua bênção.
Todos: Amém.

Presidente: Seja-vos dado sentir sempre e por toda a parte a proteção da Virgem, por quem recebestes o autor da vida.
Todos: Amém.

Presidente: E vós, que reunistes, hoje para celebrar a sua solenidade, possais colher a alegria espiritual e o prêmio eterno.
Todos: Amém.

Presidente: Abençoe-vos o Deus todo-poderoso, Pai e Filho e Espírito Santo.
Todos: Amém.

Presidente: Ide em paz e que o Senhor vos acompanhe.

Todos: Graças a Deus.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.