"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

sexta-feira, 29 de abril de 2016

Exame de consciência à noite

REZANDO624x416
Uma sugestão prática para fazer todos os dias antes de dormir…
Ato de presença de Deus:
Meu Senhor e meu Deus, creio firmemente que estás aqui, que me vês, que me ouves.
Ou
Meu Deus, dai-me luz para conhecer os pecados que hoje cometi, as suas causas e os meios de os evitar.
Examinar:

Deveres para com Deusoracoesdetodosostemposdaigreja
Comecei o dia oferecendo a Deus todos os meus pensamentos, palavras e ações? Fiz algumas outras orações durante o dia: agradecendo, pedindo, oferecendo a Deus o trabalho bem feito, aceitando com fé os sofrimentos e contrariedades, etc.? Procurei viver a fé e cumprir com os preceitos da Igreja? Caí em alguma prática supersticiosa? Fiz alguns pequenos sacrifícios ao comer, ao beber, nas conversas, na guarda da vista pela rua?
Deveres para com o próximo
Tratei os outros com compreensão e paciência? Manifestei-lhes aversão, desprezo ou irritação? Tive inveja? Falei mal da vida alheia, divulgando defeitos ou pecados dos outros? Fui egoísta, pesando só nas atenções que os outros deveriam dar-me, e esquecendo-me de ser prestativo, generoso e dedicado? Admiti sentimentos de ódio, rancor ou vingança? Magoei alguém com brincadeiras e comentários humilhantes? Procurei prestar pequenos serviços ao demais? Fiz o possível por auxiliar os que precisavam de uma ajuda material ou espiritual, sobretudo no trabalho e em casa? Rezei pelos outros e procurei aproximar algum amigo de Deus?
Leia também: Quando rezar?
Deveres para comigo
Esforcei-me por melhorar hoje em alguma virtude, especialmente naqueles em que tenho mais dificuldades? Procurei cumprir com perfeição os meus deveres familiares e profissionais, lutando contra a preguiça, o desleixo, a desordem, o adiantamento? Evitei pensamentos, palavras ou atos de orgulho, vaidade, preguiça, sensualidade ou avareza? Deixei-me arrastar pela curiosidade sensual e por desejos impuros? Fui insincero?
Convém lembrar sempre que todos os dias temos que:paraestarmenor
Glorificar a Deus. Imitar a Jesus Cristo. Encovar a Virgem Santíssima. Implorar a todos os Santos. Salvar a alma. Mortificar o corpo. Adquirir virtudes. Examinar a consciência. Expiar pecados. Evitar o inferno. Ganhar o Paraíso. Preparar a eternidade. Aproveitar o tempo. Edificar o próximo. Desprezar o mundo. Combater os demônios. Dominar as paixões. Suportar a morte. Esperar o juízo.
Jaculatórias para a noite
Dignais-Vos, Senhor, Retribuir com a vida eterna a todos os que nos fazem bem por amor do vosso nome. Amém.
Jesus, Maria e José, dou-Vos o coração e alma minha. Jesus, Maria e José, assisti-me na última agonia. Jesus. Maria e José, expire em paz entre Vós a alma minha.
Texto retirado do livro: Seleta de Orações. Editora Cultor de Livros.

http://blog.cancaonova.com/felipeaquino/2016/04/28/exame-de-consciencia-a-noite/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.