"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 31 de agosto de 2016

Homilia do 23º Domingo do Tempo Comum - 04 de setembro de 2016

Dom Vilson Dias de Oliveira, DC
Bispo Diocesano de Limeira, SP
DIOCESE DE LIMEIRA

“Seguir Jesus requer despojamento e opção radical”

Leituras: Sabedoria 9, 13-18; Salmo 89 (90); Filemon 10, 12-17; e Lucas 14, 25-33.

COR LITÚRGICA: VERDE
Animador Nesta páscoa semanal, Jesus nos desafia a segui-Lo deixando de lado tudo o que não condiz com seu projeto. Decidir-se a caminhar com Ele significa discernir e escolher, com sabedoria os valores que fazem nascer a nova sociedade. Atentos à proposta do Senhor, somos chamados a assumir prioridades, colaborando para a construção do Reino de Deus. Iniciamos o mês de setembro que é o mês da Bíblia. No próximo dia 07 de setembro lembramos o “Dia da Independência do Brasil”. Peçamos, de um modo especial ao Pai, pela nossa Pátria, para que a “independência” possa ser uma realidade em nosso país.

1. Situando-nos brevemente
A vida cristã é seguimento a Jesus Cristo. À medida que avançamos nesta caminhada, fazemos o esforço de nos configurarmos a Cristo, de nos deixarmos moldar pela sabedoria do Evangelho. Iniciamos o mês de setembro, mês da Bíblia, dedicado a crescermos ainda mais na leitura, na compreensão e, sobretudo, na vivência da Palavra de Deus. Olhamos para nossa pátria brasileira, que, no dia 07, recorda a sua independência. Pedimos pelo Brasil, para que não negue sua raiz cristã e ande nos caminhos do Senhor.

É mês em que inicia a primavera. O renascer da criação, o despertar da natureza também nos fala, uma vez que nós, humanos, somos os cuidadores deste jardim que é o universo. E ainda seguiremos sob a inspiração do Ano Jubileu da Misericórdia que está nos despertando para parecer-mos sempre mais com o Pai Misericordioso.

Grandes multidões acompanhavam e ainda querem acompanhar Jesus. É preciso que não apenas o sigamos por simpatia, por inércia, por tradição. Urge que renunciemos a tudo o que nos impede de abraçar totalmente o seguimento. Vivemos uma crise de sentido, alguns falam em “era do vazio”. Para suprir a carência do ser, apelamos para o ter. Jesus pede-nos justamente o inverso.

Que a sabedoria de Deus ilumine nossas escolhas, fortaleça nossa caminha fraterna na fé e nos dê a coragem de carregar a cruz como seu Filho a carregou, fiel e obediente até às últimas consequências.

2. Recordando a Palavra
Em Lucas temos uma única ida de Jesus a Jerusalém. Essa subida é ocasião aproveitada por Jesus para uma catequese aos que O seguem. Contrasta a observação inicial do texto “grandes multidões acompanhavam Jesus” com a severidade das exigências do seguimento. Jesus fala abertamente: ser seu discípulo é coisa séria, como é sério construir uma torre ou ir para uma guerra.

Olhemos para a primeira leitura. No livro da Sabedoria, os cap. 6 a 9 são um elogio que o autor faz à sabedoria como um meio indispensável para que os reis e governantes da terra implantem a justiça com equidade. Adquirir sabedoria não é uma tarefa intelectual ou teórica, mas um dom de Deus para a vida. A grande intuição deste texto é que o ser humano não pode, por sua própria capacidade, chegar ao pleno conhecimento da vontade de Deus.

Na Carta a Filêmon, Paulo rompe com os limites da legislação civil para permeá-lo com os valores de Jesus Cristo. Paulo é amigo de Filêmon. Torna-se também próximo de Onésimo, escravo do primeiro, agora seguidor de Cristo pela pregação do Apóstolo. Paulo não pode abolir a escravidão no mundo, mas pede que os seres humanos sejam irmãos e se abracem.

O Evangelho nos causa um forte impacto. A família e a própria vida devem ser deixados, a cruz deve ser abraçada, os bens, abandonados. Outras traduções falam de odiar a família. Note-se que a exigência é de disponibilidade total e absoluta. O que une o discípulo a Jesus é realmente mais forte do que o laço familiar.

Se a família for motivo de não viver integralmente o Evangelho, ou ela deve ser abandonada, ou o seguimento não deve ser assumido. Jesus não engana os discípulos. Ele os poderia motivar e convencer a segui-lo para depois mostrar as dificuldades, mas não, Ele está a caminho da Cruz e já adverte dos perigos, numa atitude de realismo.

As parábolas aludidas falam de uma construção que se deduz seja dispendiosa, uma torre não é algo simples como uma casa, e de uma guerra que é desigual: dez mil guerreiros contra vinte mil!

Jesus adverte que é melhor não começar do que fazê-lo sem terminar, sem ter a decisão firme de ir até o fim e condições objetivas para tal. Lucas deve ter como pano de fundo, questões de apostasia, de abandono da fé em sua comunidade.

3. Atualizando a Palavra
Hoje ainda, como no relato evangélico deste domingo, grandes multidões acompanham Jesus. Mas não são grandes multidões que O seguem de fato, em todo significado desse verbo. Não temos, ao menos em nosso país, as perseguições que os primeiros cristãos sofriam.

Assim, é possível dizer-se cristão, sem o ser de fato. Até criamos para isso uma expressão contraditória em si mesma: muitos se dizem católicos não praticantes! Há que considerar seriamente a condicional que Jesus põe no início de sua fala: se alguém quer ser meu discípulo. Abraçar a fé é um chamado de Deus ao qual se responde na liberdade.

O seguimento a Cristo não pode ser uma opção entre outras tantas. Ele é a opção. Vemos pessoas que põem sua identidade religiosa ao lado de outras escolhas. A fé não pode ser uma “gaveta” que abrimos no domingo para participarmos da celebração. Não pode ser mais um de meus gostos pessoas. Ela é o que dá sentido mais profundo a toda a nossa vida. Tudo em minha vida deve ser conforme a fé que professo. Aqui cabem algumas perguntas: a sua fé em Jesus Cristo lhe é difícil de viver em algum aspecto? O que o Evangelho pede que você deixe de lado para seguir Jesus?

O desafio que o Evangelho nos coloca é fundamental para não ficarmos anestesiados, adormecidos, acomodados. Basta olhar a relação que temos com o consumo. Gabriel Marcel diz que o ter é uma maneira de tentar ser aquilo que não se é. Grande intuição do filósofo!

As pessoas precisam comprar, consumir para se afirmarem como indivíduos. Os shoppings são as catedrais modernas nos quais se cultua o deus consumo. Não é, porém, só em shoppings, eles em si não são maus, mas em tudo nos tornamos uma sociedade consumista 

Neste contexto, soa mais desafiadora que nunca a chamada ao desapego dos bens. Esse desapego é motivado pela superação de todo o egoísmo e de toda autossuficiência. Ser cristão não é apenas cumprir os mandamentos da primeira Lei (Antigo Testamento). Se assim fosse, não haveria novidade no cristianismo.

Não podemos reduzir o Evangelho a não fazer o mal: não matar, não roubar, não mentir etc. É preciso colocar o seguimento a Jesus Cristo em primeiro lugar, antes dos bens, dos apegos afetivos e familiares e, o mais difícil, até de nós mesmos. Então olhamos para a cruz. A cruz de Jesus, em primeiro lugar.

Embora a Palavra de Jesus seja desafiadora, sabemos que o caminho do seguimento é caminho de felicidade plena, de realização total. O encontro com o Mestre não pode ser condicionado nem impedido por nada. É o sentido último da existência humana. Cuidemos para não nos ocuparmos demais com as criaturas, como dizia Agostinho, e nos esquecermos do Criador. Que as criaturas, boas e belas, não nos impeçam de ir ao Criador.

4. Ligando a Palavra com ação litúrgica
Toda caminhada longa supõe que haja alimento para que consigamos chegar à meta. Temos, assim, na Eucaristia, o alimento para o caminho. Eucaristia é ceia e sacrifício. Jesus entregou sua vida por nossa salvação. Desapegou-se de sua própria mãe, de seus parentes, não procurou acumular bens. Desapegou-se de sua própria vida. Renunciou a tudo. Esvaziou-se de si mesmo, para no final abraçar a cruz.

Na ação eucarística é importante dar-nos conta que Jesus realiza o que anunciou no Evangelho: carregar a Cruz. Hoje pedimos de modo especial, que o Brasil, Terra da Santa Cruz, seja espaço fecundo de seguimento ao Senhor.

Tantas realidades e nossas ainda precisam ser encaminhadas a partir da graça que vem da cruz. Nós somos os seguidores de Jesus hoje, missionários envidados a iluminar com a sabedoria do Evangelho uma sociedade permeada de sinais de morte. Para isso não estamos sozinhos. Celebremos em comunidade. Em comunidade precisamos seguir, embora a resposta seja sempre pessoal.

Assim nos motiva o Documento de Aparecida: “A Eucaristia é o centro vital do universo, capaz de saciar a fome de vida e de felicidade... Nesse banquete feliz, participamos da vida eterna e, assim, nossa existência cotidiana se converte em Missa prolongada. Porém, todos os dons de Deus requerem disposição adequada para que possam produzir frutos de mudança. Especialmente, exigem de nós espírito comunitário, que abramos os olhos para reconhece-lo e servi-lo nos mais pobres” (DAp, n.354).

Vivamos o seguimento na radicalidade, com toda a liberdade. Busquemos sempre na Eucaristia o sentido para essa caminhada, uma vez que nela já participamos sacramentalmente da vida eterna, meta de nosso caminhar.

Preces dos fiéis
Presidente: Oremos ao Pai, que nos convida ao seguimento do seu Filho Jesus e ilumina nossas vidas com a sabedoria do Evangelho.
1. Senhor, pela Igreja chamada a ser anunciadora leal e corajosa do teu reino. Peçamos:
Todos: Ouvi, Senhor, nossa prece
2. Senhor, pelos governantes que estão preocupados com a justiça, pelos que se consagram à investigação da verdade e pelos que têm de fazer escolhas decisivas. Peçamos:
3. Senhor, pelos doentes e pelos sofredores, para que encontrem acolhida e solidariedade em suas casas e na comunidade. Peçamos:
4. Senhor, por nossa comunidade que neste mês da Bíblia é convidada a valorizar a tua Palavra. Peçamos:
(Outras intenções)
Presidente: Colocamos nossas preces em tuas mãos, Senhor, e suplicamos a graça de nos conduzir nas estradas do Evangelho, renunciando e nos desapegando de tudo que impede o seguimento do teu Filho Jesus. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém.

III. LITURGIA EUCARÍSTICA
ORAÇÃO SOBRE AS OFERENDAS:
Presidente: Ó Deus, fonte da paz e da verdadeira piedade, concedei-nos por esta oferenda render-vos a devida homenagem, e fazei que nossa participação na Eucaristia reforce entre nós os laços da amizade. Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

ORAÇÃO APÓS A COMUNHÃO:
Presidente: Ó Deus, que nutris e fortificais vossos fiéis com o alimento da vossa palavra e do vosso pão, concedei-nos, por estes dons do vosso Filho, viver com ele para sempre.
Por Cristo, nosso Senhor.
Todos: Amém!

AGENDA DO BISPO DIOCESANO:
Dias 29/30/31/agosto e 01/Setembro: Retiro do Clero da Diocese de Limeira em Itaici, município de Indaiatuba, SP.

Dia 02 de setembro (sexta-feira): Missa e Crisma na Paróquia São Benedito, Pe. Marcos Daniel Ramalho, Limeira, SP, às 19h30.

Dia 03 de setembro (sábado): 1. Missa e traslado dos restos mortais do padre Pedro para a Paróquia São Benedito, Pe. Vilson Júnior, às 10h00, na cidade de Americana, SP; 2. E missa de 5 anos de pároco do padre Ricardo Santos, às 18h00, na Paróquia São Domingos Sávio, Americana, SP.

Dia 04 de setembro (domingo): 1. Missa e Crisma na Paróquia São Judas Tadeu, Pe. Cleiton Bugari, às 09h00, cidade de Americana, SP; 2. E Investidura dos Ministros leigos da Região Leste, às 19h00, na paróquia N. Sra. Das Dores, Cidade de Arthur Nogueira, SP.

Dia 06 de setembro (terça-feira): reunião do Conselho Episcopal, às 09h00, na Residência Episcopal, em Limeira, SP.

BÊNÇÃO E DESPEDIDA
Presidente: Deus os abençoe e os faça discípulos de seu Filho Jesus Cristo, para que, caminhando nas estradas do mundo, possam viver o Evangelho em todos os momentos de suas vidas. Por Cristo nosso Senhor.
Todos: Amém

P. O Senhor esteja convosco.
T. Ele está no meio de nós.

Presidente: (Dá a bênção).

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.