"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Lá do Céu rogai a Deus por nos

Igreja do Brasil viverá o Ano Jubilar Mariano a partir de 12 de outubro

nossa-senhora-aparecidaMeados de outubro de 1717. Os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso receberam a missão de trazer peixes para uma festa que receberia o governante das capitanias de São Paulo e Minas Gerais, que estava de passagem pelo Vale do Paraíba. O que eles não esperavam que esse era o início de uma história de fé que completa três séculos em 2017.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, que inicia-se no dia 12 de outubro de 2016, concluindo-se no dia 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.
O Ano Jubilar Mariano será um período especial na Igreja do Brasil. A devoção à Nossa Senhora faz parte da história do Brasil. São trezentos anos que se passaram desde que aqueles três pescadores encontraram Nossa Senhora. A outra motivação é o centenário das aparições de Fátima, em Portugal, que aconteceu em 1917 e que no próximo ano completa 100 anos.
14566392_1820385938202421_3654194881020898895_o
O Ano Jubilar Mariano será um período especial na Igreja do Brasil.
Lançado oficialmente dia 21 de setembro, será um período em que os fiéis serão convidados a voltarem o coração para Nossa Senhora. Confira o trecho da carta da CNBB enviada à Igreja Católica no Brasil:
“A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil – CNBB, em comemoração aos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, nas águas do rio Paraíba do Sul, instituiu o Ano Nacional Mariano, a iniciar-se aos 12 de outubro de 2016, concluindo-se aos 11 de outubro de 2017, para celebrar, fazer memória e agradecer.
Como no episódio da pesca milagrosa narrada pelos Evangelhos, também os nossos pescadores passaram pela experiência do insucesso. Mas, também eles, perseverando em seu trabalho, receberam um dom muito maior do que poderiam esperar: “Deus ofereceu ao Brasil a sua própria Mãe”. Tendo acolhido o sinal que Deus lhes tinha dado, os pescadores tornam-se missionários, partilhando com os vizinhos a graça recebida. Trata-se de uma lição sobre a missão da Igreja no mundo: “O resultado do trabalho pastoral não se assenta na riqueza dos recursos, mas na criatividade do amor” (Papa Francisco).
72A celebração dos 300 anos é uma grande ação de graças. Todas as dioceses do Brasil, desde 2014, se preparam, recebendo a visita da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, que percorre cidades e periferias, lembrando aos pobres e abandonados que eles são os prediletos do coração misericordioso de Deus.
O Ano Mariano vai, certamente, fazer crescer ainda mais o fervor desta devoção e da alegria em fazer tudo o que Ele disser (cf. Jo 2,5).
Todas as famílias e comunidades são convidadas a participar intensamente desse Ano Mariano.
A companhia e a proteção maternal de Nossa Senhora Aparecida nos ajude a progredir como discípulas e discípulos, missionárias e missionários de Cristo!”
Em Aparecida, o novo Campanário do Santuário Nacional, obra que foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer, será inaugurado no próximo dia 12 de outubro, abrindo o Ano Jubilar Mariano em comemoração aos 300 anos da aparição.
Imagem Peregrina. Na Diocese de São José dos Campos, a imagem jubilar de Nossa Senhora Aparecida chegou em maio, abrindo as comemorações da festa de 35 anos dessa Igreja Particular. Veja alguns relatos da passagem da Mãe pelas paróquias.
nsa-santa-brancaParóquia Santa Branca

“No dia 17 de setembro. Em uma tarde quente, eu e centenas de devotos aguardávamos a chegada da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida, na paróquia Santa Branca. Dia esse que vai ficar na memória e no coração. Eu, que desde criança esperava ansioso para ir ao Santuário em Aparecida, acompanhado dos meus avós, onde com muito sacrifício era o lugar onde todos os anos eles me levavam. Com a chegada da Imagem Peregrina, recordei as histórias dos meus avós, e me via no meio de centenas de pessoas com os olhos cheios de lágrimas e o coração cheio de alegria: porque a Mãe veio até nós. E quando ela chegou: que alegria! Alegria essa que eu tive porque aquele menino que os avós seguravam pelas mãos em lá no Santuário, já acompanhava sozinho a procissão no meio de centenas de pessoas que também, no momento misturava emoção e lembranças. Por fim, como é bom sentir o carinho de Mãe e como uma simples imagem pode nos proporcionar tudo isso. É a fé naquela que soube escolher a melhor parte, dando seu sim de amor para ser a Mãe da Misericórdia!”
Seminarista Robert José Ribeiro, 2º ano Filosofia.
Paróquia São Sebastião
Quero em poucas palavras, relatar a experiência da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida em nossa Paróquia e em minha vida Sacerdotal.
É um sentimento tão profundo de estar recebendo a Mãe de Jesus em nosso meio, eu desde criança, tenho uma veneração muito grande por Maria minha grande Mãe, e recebendo ela agora na Paróquia foi muito importante para meu crescimento.
sao-sebastiaoMeus paroquianos ficaram felizes, por estar com a Mãe Aparecida, prova disto fizeram um portal lindíssimo para ela.
Todos os anos fazemos a Romaria ao Santuário e neste ano de 2016, eu avisei que não teríamos a Romaria porque a Mãe de Jesus viria nos visitar em nossa Paróquia.
A recepção foi linda, no dia 16 de agosto, a Missa muito participativa, fomos nas escolas, na secretaria de educação e no hospital. Teve vários momentos de oração, promovidos pelas Pastorais e Movimentos em nossa Paróquia.
Foi muito edificante as procissões que fizemos nas capelas: do Divino, São Marcos e no conjunto Integração, demonstrando assim nosso amor e nossa devoção a Mãe de Jesus nas ruas, perante o povo incrédulo e indiferente às praticas religiosas. Nossos paroquianos são devotos, tem um carinho muito especial pela Mãe de Jesus, crescemos juntos neste amor de Mãe para conosco. No final, na Missa de despedida choramos juntos, foi muito edificante a sua vinda em nossa Paróquia, todos sentiram a sua ida.
Viva a Mãe de Jesus e nossa querida mãe Aparecida.
Pe. José Bento Vichi de Paula – (Pe. Bentinho)

Paróquia Nossa Senhora de Lourdes
nossa-senhora
A imagem chegou no dia 24 de julho na Matriz e a partir de segunda-feira dia 25 foi visitando as comunidades. Nossa comunidade, São Lucas, teve um momento maravilhoso: a imagem veio para nós após uma missa na comunidade São Cristóvão, onde viemos em carreata. Ficamos com ela então, todo o dia 28 de julho, onde fizemos quatro momentos especiais, sendo às 09:00, 12:00, 13:00 e 18:00, envolvendo todas as pastorais de nossa comunidade.
Foi muito emocionante quando tive a oportunidade de conduzi-la na entrada da missa. Foi uma linda celebração toda mariana. No final da missa, recebi a imagem de volta pelas mãos do vigário, Padre Aurélio, para conduzir até a comunidade São Luiz Gonzaga. minhas pernas tremiam e meu coração disparou ao levar a imagem. Foi emocionante ver o tamanho da fé das pessoas, saindo pelo corredor da igreja elas tocavam e ajoelhavam em frente a imagem.
Não imaginava que a minha devoção por Maria fosse tão grande! Obrigada Mãe Aparecida por este momento tão maravilhoso em minha vida e peço sua intercessão por nós. Amém!
Maria Lucia Galvão Martins – Coordenadora Liturgia capela São Lucas, Nossa Senhora de Lourdes

http://www.diocese-sjc.org.br/la-do-ceu-rogai-a-deus-por-nos/

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.