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quarta-feira, 26 de outubro de 2016

O Dia Nacional da Proclamação do Evangelho

Dom Roberto Francisco Ferreria Paz
Bispo de Campos (RJ)


Pela lei 13.246 de 13/ 01/ 2016 foi substituída a festa chamada de Samhain (fim do outono) mais conhecida como o dia das bruxas ou Halloween, como se denomina nos EEUU, pelo Dia Nacional da Proclamação do Evangelho, a ser comemorado no 31 de outubro. 

Nos alegra muito pois a nossa cultura é vitalmente cristã, e as tradições druidas e célticas não pertencem a nossa matriz religioso-espiritual, tratando-se apenas de um mimetismo da indústria midiática e cultural. Esta comemoração reúne a todos os cristãos pois em razão do batismo assumimos o direito-dever de anunciar e testemunhar o Evangelho. 
Para os católicos e luteranos e também em chave ecumênica envolvendo a todos os que promovem a unidade dos cristãos, esta data lembra a assinatura do acordo sobre a doutrina da justificação no dia 31 de outubro de 1999. Esta caminhada nos faz olhar com uma perspectiva mais esperançosa e alvissareira rumo a comemoração dos 500 anos da Reforma que vai acontecer em 2017.
É importante assinalar que o processo histórico denominado como Reforma tem antecedentes que vão desde Cluny, passando pelos mendicantes, a devotio moderna, com muitas nuances e movimentos, fazendo lembrança da frase conciliar Ecclesia semper reformanda. Por primeira vez será lembrada conjuntamente por católicos e luteranos, mostrando que estamos fazendo um caminho muito edificante, que vai do conflito para a comunhão, como se intitula a Carta da Comissão Católico- Luterana que prepara esta comemoração conjunta. 
O ano de 2017 terá uma densidade ecumênica muito forte, pois nos fará descobrir novas perspectivas sobre Martinho Lutero e a Reforma, trazendo o resultado da pesquisa histórica mais recente, uma resenha dos temas básicos da teologia de Lutero à luz dos diálogos luterano-católicos, uma avaliação do passado com o reconhecimento das duas Igrejas pelos pecados contra a unidade, e finalmente um empenho maior no ecumenismo e na missão conjunta de testemunhar o Evangelho com a alegria, da graça e da liberdade cristãs, a serviço dos pobres, da pessoa humana e da integridade de toda a Criação. Deus seja louvado!

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=19727:o-dia-nacional-da-proclamacao-do-evangelho&catid=391&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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