"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

A Quaresma e a Campanha da Fraternidade! Cultivar a oração, o amor e a solidariedade.

Dom Sérgio Aparecido Colombo
Bispo da Diocese de Bragança Paulista, SP

Irmãos e Irmãs!
A Igreja inicia o Ciclo Pascal que tem  o Tríduo Pascal como centro, a Quaresma como preparação e o Tempo Pascal como prolongamento. Com a Campanha da Fraternidade (CF) este ano em continuação ao tema do ano passado – “Casa comum, nossa responsabilidade”, a Quaresma torna-se um tempo propício para criar a cultura da fraternidade, apontando os caminhos para superar as situações de morte que envolvem o ser humano e o universo todo, resgatando o cuidado e a admiração como parte integrante da vida em suas múltiplas direções.

Ela nos convida ainda a um tempo de deserto, para a luz do Espírito fazer a experiência da graça, na sobriedade e no despojamento, iluminada pela esperança que não decepciona. Retoma, como determina o objetivo da Campanha da Fraternidade de 2017, o “cuidar da criação, de modo especial dos biomas brasileiros, dons de Deus, e promover as relações fraternas com a vida e a cultura dos povos à luz do Evangelho.
 Pode ser que alguém pense ser estranha tal proposta ou o que isso tem a ver com a Quaresma. Sintonizados com o texto base, perguntamos: como é que alguém pode celebrar a Páscoa, ou os sacramentos que o inserem no mistério de Cristo, alheio à vida da criação na qual está mergulhado e que o sustenta? (Texto Base – TB, nº 21).
Com a Campanha da Fraternidade, retomamos a proposta de “cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15), obra querida por Deus, harmonicamente organizada e amada por ele, onde nenhum ser existe isoladamente, mas todos estão relacionados como parte de um plano no qual, de certa forma, uns dependem dos outros, e o homem possui o papel de ser o guardião desta obra criada. 
Se a criação é obra de Deus, pertence a ele e o homem, como sua imagem e semelhança, recebeu a vocação de zelar e proteger todos os seres que dela fazem parte.
A reflexão deste ano chama atenção para os biomas brasileiros. “Um bioma é um conjunto de vida (animal e vegetal) constituído pelo agrupamento de tipos de vegetação contíguos e identificáveis em escala regional com condições geoclimáticas similares e história compartilhada de mudanças, o que resulta em uma diversidade biológica própria” (TB, nº 4). Bioma é uma expressão que vem de “bio”, que em grego quer dizer “vida”, e “oma”, sufixo também grego que significa “massa”, grupo ou estrutura de vida.
Os biomas brasileiros apresentados pela CF são seis: 
Bioma Amazônia: é o nosso maior bioma, caracterizado pela exuberância das florestas e das águas; Bioma Caatinga: é caracterizado pelo semiárido, entre a estreita faixa da mata atlântica e o cerrado com a convivência do período chuvoso e da seca; Bioma Cerrado: é o mais antigo, com uma vegetação típica de locais com estações climáticas bem definidas (uma época bem chuvosa e outra seca). Com o bioma Amazônia forma uma complementação perfeita para a produção e distribuição de água para o Brasil e parte da América do Sul; Bioma Mata Atlântica: bioma onde estamos inseridos, originalmente denso, extenso e rico de variedade animal e vegetal, além de campos de altitudes, mangues e restingas, apresentando grande poder de regeneração;  Bioma Pantanal: uma das maiores extensões úmidas e contínuas do planeta, sendo o menor bioma em extensão territorial, entretanto esse dado em nada desmerece a riqueza e a beleza de sua biodiversidade – considerado reserva biosfera e patrimônio natural mundial pela Unesco; Bioma Pampa: termo de origem indígena para região plana, sua característica principal é a vegetação que apresenta uma composição herbácea, ou seja, formada basicamente por gramíneas e espécies vegetais de pequeno porte, não ultrapassando 50 centímetros de altura. 
Os biomas mostram a unidade entre os diversos elementos da natureza que precisam ser cultivados e conservados o que implica que a vida em todos os seus aspectos seja exuberante.
A CF está em plena consonância com a Encíclica “Laudato Sí” do Papa Francisco que ressalta a “importância da consciência de que na criação tudo está interligado e sobre a necessidade imperativa de cultivar esses vínculos”.
 Quanto aos temas abordados pelo ensino social da Igreja, o da ECOLOGIA já está suficientemente consolidado (TB, nº 245). O que podemos fazer? Acompanhar o plano diretor dos municípios em relação ao saneamento básico, o que implica saúde e qualidade de vida para todos; estar atento as áreas de preservação permanente denunciando projetos imobiliários que as ameaçam; zelar pelas nascentes e rios – que eles não sejam depósitos de lixo; nas escolas, paróquias e comunidades com suas pastorais e movimentos, cultivar a dimensão do cuidado, entre outros..., o que não é algo secundário, mas essencial. 
Ensina-nos ainda o Papa que “o tempo para encontrar soluções globais está acabando. Só podemos encontrar soluções adequadas se agirmos juntos e de comum acordo. Portanto, existe um claro, definitivo e improrrogável imperativo ético de agir” (TB, nº 258). 
Que a Igreja nesta Quaresma nos ajude a ver que tudo que Deus fez é muito bom.


http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20335:a-quaresma-e-a-campanha-da-fraternidade-cultivar-a-oracao-o-amor-e-a-solidariedade&catid=452&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.