"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

Iniciação à Vida Cristã: o foco da evangelização na Diocese

Dom Adelar Baruffi
Bispo da Diocese de Cruz Alta, RS

Aos poucos, nossa Diocese vai compreendendo o significado e os necessários desdobramentos do que já assumimos em nosso 19º Plano da Ação Evangelizadora: “promover o processo da Iniciação à Vida Cristã como eixo integrador de toda a ação eclesial.”
Já damos importantes passos, sobretudo na catequese a serviço da iniciação à vida cristã, integrada com a liturgia, a comunidade de fé, a leitura orante da Palavra e a vida. Ainda não temos tudo claro, vamos construindo juntos, buscando iluminação com assessorias, estudos e experiências já realizadas. Vimos com muita esperança o fato que o tema central da 55º Assembleia Geral da CNBB, deste ano,será sobre “A iniciação cristã no processo formativo do discípulo missionário de Jesus Cristo.” Contudo, todos nós, bispos, padres, religiosos e leigos envolvidos na ação evangelizadora temos certeza que não podemos mais supor que nossos batizados, pelo fato de terem realizado a catequese, já tenham consciência de sua condição de discípulos de Jesus Cristo, tendo livremente aderido a Ele, vinculados numa comunidade de fé e vivendo as consequências éticas desta fé professada.
Nos é pedido uma mudança de mentalidade, já tantas vezes falada. Esta inicia com a dimensão missionária dos cristãos que já participam da comunidade e que são chamados a irem ao encontro, fazerem-se próximos e oferecerem a possibilidade de um caminho que dê continuidade ao aprofundando da sua fé. Não para ensinar teorias ou normas, mas para proporcionar um encontro com Jesus Cristo, sua Palavra e a Eucaristia. Assim como a formação humana, também a formação cristã é permanente, dura toda a vida. Todo esforço da transmissão da fé, de iniciar na vida cristã, torna-se em vão quando não se oferece estruturas comunitárias para viver essa mesma fé e aprofundá-la continuamente. Daí a importância de um vínculo com um grupo específico, um grupo de reflexão. Este é o espaço privilegiado de continuidade da formação cristã, com a Palavra que é rezada, meditada e estudada, com a vida que é partilhada com irmãos de fé. Temos o desafio de motivar nossos grupos a realizarem encontros não somente em ocasiões especiais, como Natal, Páscoa e a Romaria Diocesana, mas mais frequente e contínua.  Tornar-se adulto na fé é um processo longo e de muita persistência.
Em cada comunidade da Diocese vamos preparando e formando os cristãos para que priorizem tudo o que se refere à formação cristã dos seus membros: catequistas, ministros, liturgia, missionários, animadores de grupos de reflexão. À medida que a comunidade cresce na maturidade da fé é conduzida para fora de si mesma, ao encontro das realidades sociais de sofrimento. Não há nenhuma comunidade que pode sentir-se dispensada da proximidade misericordiosa com os pobres, que se apresentam de muitas maneiras. A comunidade inclui a todos, mesmo os que a procuram ocasionalmente, para ser o espaço de acolhida e possibilidade de conversão. Não se trata de dispersar forças, multiplicando pastorais, mas cuidar para que os pobres e sofredores nunca fiquem esquecidos. Uma comunidade indiferente aos sofredores ainda não conseguiu compreender de maneira madura a fé. 
Convido a todos a nos empenharmos neste processo, pois nele está o caminho para levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo e ao compromisso com Ele, com a Igreja e a missão. Estaremos, sem dúvida, colaborando de modo eficaz na formação de discípulos missionários de Jesus para a realidade do mundo de hoje.

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20334:iniciacao-a-vida-crista-o-foco-da-evangelizacao-na-diocese&catid=432&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.