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segunda-feira, 27 de março de 2017

Conversão e biomas

Dom Adilson Pedro Busin
Bispo auxiliar de Porto Alegre


“Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida.” O tema da Campanha da Fraternidade (CF) de 2017 quer continuar a reflexão sobre o cuidado com a criação. Quaresma é sempre um tempo propício para conversão, pessoal e comunitária. Conversão é um chamado de Deus a mudar de rumo, focar o caminho certo. Centrar-se no que é primordial e essencial. Se o rumo que está sendo empreendido é incerto, vago, ou pior, errado, então é preciso parar, recalcular e mudar a direção. Conversão!

“Cultivar e guardar a criação” (Gn 2, 15). Tratando do cuidado com a criação, nos deparamos com sérios problemas na preservação, no manejo e cuidado com nossos biomas. Parto do princípio de que cuidar dos biomas é cuidar da própria vida. Sim! Pois se nossas fontes, nascentes e rios estancarem, como nossa terra será regada? 
Pensemos apenas nos biomas presentes no Rio Grande do Sul: a Mata Atlântica e o Pampa. Quais cuidados temos? As políticas de cultivo e de produção respeitam e guardam essa parcela da criação? Se nossos rios minguarem, os campos e florestas diminuírem, não serão apenas os animais e a vegetação que irão padecer. Nós humanos sofremos juntos. Porém, não estamos convencidos disso! Às vezes até pensamos de forma romântica e futurística: “precisamos preservar para deixar para nossos filhos, para as gerações futuras!”. Não seria isso também um egoísmo humano? Pesamos só em nós, “criaturas superiores”. Por isso a necessidade de conversão! Mudar a compreensão e o foco. 
Nós humanos somos importantes sim. Mas não podemos, em nome da inteligência, usurpar, destruir e dominar extinguindo, desequilibrando e matando. Conversão de rumo! Conversão de mentalidade. Conversão de políticas de progresso, desenvolvimento e manejo. O Pampa e a Mata Atlântica também são sujeitos na definição de políticas de plantio, produção e crescimento. Eles são riqueza e não empecilhos de riqueza. O desafio é a convivência respeitosa e cuidadora nesses biomas. Até quando resistirão? Como podemos reverter o domínio sobre os mesmos? 
É possível desenvolvimento sem destruir. Há tantos modelos e experiências que atestam isso. Os campos, banhados, coxilhas, matas e fauna existentes precisam ser escutados. Os biomas não são objeto de uso, mas parte de nosso bem viver. Se não conversarmos como eles, mantemos a ideia e a prática de domínio inescrupuloso e assassino. “Eu só não quero deixar pros meus filhos a Pampa pobre que herdei de meus pais”, diz a música. Amanhã talvez nem a Pampa teremos para deixar! Cultivar e guardar a criação requer conversão sim. 
O tema da Campanha da Fraternidade de 2017 não termina no Domingo de Ramos. Há um longo caminho a ser feito. Urgem políticas novas de produção, manejo e ocupação de nosso Pampa. O Senhor da Criação nos chama a uma mudança de atitude. Com humildade precisamos reaprender a nos relacionar com a criação. Cuidar dela é cuidar da própria vida. O culto ao Criador requer respeito e cuidado de sua obra criada. A Mata Atlântica e o Pampa gritam por vida. O Rio Grande precisa escutar seu grito

http://www.cnbb.org.br/index.php?option=com_content&view=article&id=20511:conversao-e-biomas&catid=453&Itemid=204

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

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Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

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