"Seja Bem vindo" - "Este é um espaço a serviço do Reino de Deus. Queremos fazer deste espaço um ponto de encontro com a Fé.” Encontros Catequéticos domingo, as 08h30. “Vida sim, aborto não!” "Este site usa cookies para ajudar a fornecer serviços. Ao usar o site, você concorda com o uso de cookies."

Inscrições Turma 2020

quinta-feira, 1 de março de 2018

Jesus Cristo Fonte de vida Plena


Jesus Cristo Fonte de vida Plena

Objetivo
Levar o catequizando a reflexão sobre a pessoa de Jesus como verdadeira fonte de água viva que mata nossa sede de sentido de vida.


Convide os catequizandos para oração
Todo aquele que bebe desta água terá sede de novo. Mas quem beber da água que eu lhe darei, esse nunca mais terá sede. E a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água que jorra para a vida eterna” (João 4,13-14). Jesus fonte de água viva, sabemos que quem bebe de ti jamais terá sede! Senhor, nos sacia dessa sede de eternidade que nós temos e preenche os vazios da nossa vida e do nosso coração. Amém.

Em tempo de mudança de época

Morreu de sede ao lado da fonte

Há quarenta anos, aconteceu um fato triste: um avião estava atravessando a floresta amazônica e deu pane no motor. O piloto foi muito hábil e conseguiu encontrar uma clareira na mata e aterrissou em ninguém se ferir gravemente. Mas surgiu um problema. Todos os aparelhos de comunicação se quebraram. Não foi possível se comunicar como eles tinham pouca água e não havia água por ali, todos morreram de sede. Uma semana depois, as equipes de resgate conseguiram localizar o avião e os cadáveres. Mas faltava um senhor, que foi encontrado dias depois. Ele se embrenhou pela mata à procura de água e morreu a poucos metros de uma fonte de águas cristalinas. Ao seu lado estava um diário que ele vinha fazendo, no qual descrevera poeticamente as belezas da água. Que pena! Morreu de sede ao lado da fonte.
Nós temos bem perto de nós uma fonte de águas cristalinas, que é Jesus Cristo. Não vamos morrer de sede sem beber desta água viva. Pelo contrário, vamos beber ao máximo e distribuí-la aos outros.

Para você
  1. O que faltou para o senhor não ter encontrado a água que tanto descreveu (em seu diário)?
  2. Nos dias atuais como você tem conseguido buscar essa fonte?

Iluminado com a Bíblia
Vamos abrir nossa Bíblia em João 4,5-26.39-42

Refletindo Juntos
Nesse Evangelho é possível perceber os encontros das realidades, da mulher samaritana representando o povo marginalizado e de Jesus que é a verdadeira fonte de água viva, no entanto, sem preconceito. Ele atua na história de vida dessa mulher que tem sede de Deus e através dela consegue fazer com que essa viva brote de dentro de cada um.
É possível observar que Jesus não julga esta mulher, não a rotula, apenas norteia. Ele cria um ambiente acolhedor que permite a esta mulher mergulhar em seu interior e esbarrar na questão da espiritualidade.
Nota-se que mulher não foi identificada pelo nome, por que ela representa cada um de nós.
Outro ponto importante foi o questionamento sobre o local adoração, perguntou ela pensando se tratar de um local, de ritos, de regras. Jesus amorosamente, a ensina que a verdadeira adoração parte do interior e não do exterior, fazendo-a lembrar de uma promessa de que um dia viria o Messias.
Finalmente ela chegou no centro da questão, Jesus é e tem a capacidade e o poder de estar não apenas fora de nós, mas dentro de cada um de nós, e que poderia preenchê-la; e neste contexto, Jesus se apresenta: “Eu sou o Messias”

Partilha
  1. Você conhece pessoas que estejam na mesma condição da mulher samaritana?
  2. Em nossa vida cotidiana, quais os desafios para reconhecer a verdadeira água viva?
  3. Você se lembra de alguma situação em que você ou alguém foi rotulado e isso não o permitiu participar ativamente de algo na sociedade (ou até mesmo na catequese)?

Nossa nova atitude
Podemos como grupo de catequese, pensar em algum gesto concreto para ajudar alguém que esteja precisando fazer a experiência como foi a da mulher samaritana.

Comente o que sentiu no encontro de hoje (desde a celebração até o final do encontro).

Para meditar durante a semana
Evangelho segundo São João 9,1-12.26-38 ( para próximo encontro)

Convide-os para oração
Catequista: Graças e louvores sejam dados a cada momento.
Todos: o Santíssimo e Diviníssimo Sacramento

Se possível cantar: Tão Sublime Sacramento

Catequista: No encontro de hoje vimos que Jesus é água que sacia a sede e que devemos adorar em espírito e verdade. Nesta hora vamos consagrar nosso coração, nossa família, nossa comunidade paroquial, nosso bairro ou setor e tantas outras intenções que trazemos, apresente diante do Santíssimo Sacramento.

Todos: Senhor Jesus Cristo, que, por amor a todos, ficais dia e noite messe Sacramento, rico em misericórdia e amor, esperando, chamando e acolhendo a todos os que vem visitar-Vos. Eu acredito que estais presente neste Sacramento do altar. Adoro-Vos profundamente do abismo do meu nada e graças Vos dou por todos benefícios, especialmente por Vos terdes dado a mim nesse Sacramento, por me haverdes concedido por advogada Maria, vossa Mãe Santíssima, e, finalmente por me haverdes chamado a visitar-Vos nesta igreja.

Fórmula de Louvores
Pode se recitar: Bendito Seja Deus!

Todos: Ave, Maria….

Desejemos a paz de Cristo com um forte abraço em quem está ao seu lado.

Benção finalmente
  • Ele nos abençoe e nos guarde. Amém.
  • Ele nos mostre sua face e se compadeça de nós. Amém.
  • Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
  • Abençoe-nos o Deus misericordioso em nome do Pai e do filho e do Espírito Santo. Amém.

"A catequese não prepara simplesmente para este ou aquele sacramento. O sacramento é uma consequência de uma adesão a proposta do Reino, vivida na Igreja (DNC 50)."

Documento Necessário para o Batismo e Crisma

Certidão de Nascimento ou Casamento do Batizando;

Comprovante de Casamento Civil e Religioso dos padrinhos;

Comprovante de Residência,

Cartões de encontro de Batismo dos padrinhos;

Documentos Necessários para Crisma:

RG do Crismando e Padrinho, Declaração de batismo do Crismando, Certidão ou declaração do Crisma do Padrinho, Certidão de Casamento Civil e Religioso do Padrinho/Madrinha e Crismando se casados.

Fonte: Catedral São Dimas

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Reflexão

REFLEXÃO

A porta larga que o mundo oferece para as pessoas é a busca da felicidade a partir do acúmulo de bens e de riquezas. A porta estreita é aquela dos que colocam somente em Deus a causa da própria felicidade e procuram encontrar em Deus o sentido para a sua vida. De fato, muitas pessoas falam de Deus e praticam atos religiosos, porém suas vidas são marcadas pelo interesse material, sendo que até mesmo a religião se torna um meio para o maior crescimento material, seja através da busca da projeção da própria pessoa através da instituição religiosa, seja por meio de orações que são muito mais petições relacionadas com o mundo da matéria do que um encontro pessoal com o Deus vivo e verdadeiro. Passar pela porta estreita significa assumir que Deus é o centro da nossa vida.

reflexão sobre o Dízimo

A espiritualidade do Dízimo

O dízimo carrega uma surpreendente alegria no contribuinte. Aqueles que se devotam a esta causa se sentem mais animados, confortados e motivados para viver a comunhão. O dízimo, certamente, não é uma questão de dinheiro contrariando o que muitos podem pensar. Ele só tem sentido quando nasce de uma proposta para se fazer a experiência de Deus na vida cristã. Somos chamados e convocados a este desafio.

Em caso contrario, ele se torna frio e distante; por vezes indiferente. A espiritualidade reequilibra os desafios que o dízimo carrega em si. "Honra o Senhor com tua riqueza. Com as primícias de teus rendimentos. Os teus celeiros se encherão de trigo. Teus lagares transbordarão de vinho" (Pr 3,9-10). Contribuir quando se tem de sobra, de certa forma, não é muito dispendioso e difícil. Participar da comunhão alinha o desafio do dízimo cristão.

Se desejar ler, aceno: Gn 28, 20-22; Lv 27, 30-32; Nm 18, 25-26 e Ml 3, 6-10.

Fonte : Pe. Jerônimo Gasques

http://www.portalnexo.com.br/Conteudo/?p=conteudo&CodConteudo=12

Programe-se

Catequese com Adultos/ Paróquia NSª do Rosário - todo domingo das 08h30 as 10h00 / "Vida Sim, Aborto não!"

" Encontros Catequéticos domingo, as 08h30."

*Catequese com Adultos/ Paróquia Nossa Senhora do Rosário - Vila Tesouro - São José dos Campos - SP. * "Vida sim, aborto não!

Este blog pode possuir foto (imagem) retirada da internet caso seja o autor, por favor, entre em contato para citarmos o credito.